top of page
midiaememoriaufop

Memórias da chuva

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Mírian dos Santos

Por conta dos grandes períodos de estiagem e das dificuldades enfrentadas pela falta de água, os poucos meses de chuva marcam a população riachense, sendo relacionados a diferentes significados. Moradores de Riacho de Santana, na Bahia, relataram, em vídeo, suas memórias acerca da chuva na cidade, e quais significados são atribuídos por eles ao fenômeno.


Praça Monsenhor Tobias, no período de chuvas na cidade de Riacho de Santana, em novembro de 2021. Foto: Mírian dos Santos


Em seu depoimento, a estudante Marizete Magalhães Oliveira, 16 anos, e residente na fazenda Lagoa do Buraco afirma, como cidadã riachense, ser a pessoa ideal para falar sobre a importância da chuva. “A chuva quando cai em um solo riachense, quando cai em um solo nordestino, traz esperança no coração do agricultor. Água pra gente é vida, água pra gente é recomeço, água pra gente é solução. A água pra gente é tudo que necessitamos, é um pouco de tudo aquilo que nos fazem ser felizes”, relata.


Já para Maria Luiza Oliveira de Castro Cardoso, de 17 anos, que cresceu na cidade mas se mudou para a capital Salvador, em busca de uma qualidade melhor nos estudos, a chuva tem um significado positivo. “Quando vem a chuva é sempre uma sensação incrível de esperança, de novas perspectivas e de coisas boas que estão por vir. Porque sempre vem quando está um calor gigante, quando está tudo muito seco e a gente está realmente necessitando dela e isso sempre é algo muito positivo pra gente”, afirma.


No total, nove pessoas se voluntariaram a contribuir com as gravações, produzindo através de seus celulares relatos contendo no máximo um minuto. Para nortear as respostas, a atividade propôs que os participantes respondessem à pergunta: O que a chuva significa para você?



 

Mírian dos Santos é estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. e-mail: mirian.neves@aluno.ufop.edu.br




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page